GONORREIA: SINAIS, TRANSMISSãO E TRATAMENTO – TUDO O QUE VOCê PRECISA SABER

Gonorreia: Sinais, Transmissão e Tratamento – Tudo o que Você Precisa Saber

Gonorreia: Sinais, Transmissão e Tratamento – Tudo o que Você Precisa Saber

Blog Article

A doença gonocócica é uma das ISTs mais frequentes em nível mundial, afetando milhões de pessoas a cada ano. Originada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode atingir tanto homens quanto mulheres, e, se não tratada, pode desencadear problemas sérios. Neste conteúdo, abordaremos os indicadores da infecção, meios de contágio, métodos de detecção e tratamento da doença gonocócica.

Entendendo a Gonorreia

A gonorreia é uma infecção bacteriana que compromete principalmente as mucosas do sistema genital, incluindo uretra, cérvix, reto e faringe. Mesmo que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear problemas de saúde significativos.

Como Identificar a Gonorreia

Os sinais da infecção podem mudar entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os indicadores típicos podem ser:

Em Homens:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:

Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Desconforto na região pélvica
Outras Manifestações:

A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.

Como a Gonorreia é Transmitida?

A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Além disso, a clique aqui doença pode ser passada da gestante para o bebê, levando a infecções neonatais, provocando conjuntivite neonatal.

Como Identificar a Gonorreia?

A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:

Exame de análise urinária: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Análise de material infectado: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Detecção genética da bactéria: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A cura depende da administração de antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para garantir a eliminação da bactéria.

Report this page